Sunday, June 14, 2009

OLÁ LISBOA ……DAQUI MADRID

A PEREGRINAÇÃO CONTINUA .. COM O QUE TROUXE PARA CASA

- Trouxe a “tia Gena”. Muito serena cumprindo uma vez mais a missão que o Senhor um dia lhe entregou: a de “Pastora”que leva o seu rebanho de Lisboa a Fátima !. Apoiada no seu enorme “cajado” ( Rita, Mico, muitas Carlotas, Teresas, Bébés....) e com “Ó Senhora Minha ó minha Mãe, eu vos ofereço todos a Vós...eu vos consagro os seus olhos, ouvidos, bocas, corações... Guardai-os, Defendei-os..como coisa própria Vossa..”, rezado bem cedo, cada manhã, levou-nos à Capelinha, aos pés da Senhora e entregou-nos um por um, tal qual somos, com o coração aberto para ouvir os segredos que Ela tem para nos contar. Gracias, “tia Gena”. Rezo por si todos os dias,

- Trouxe aquela chuvada torrencial à saida do Gaio, que nos caiú em cima e nos empapou até aos ossos. Encharcámo-nos de graças caídas do Céu. Purificou-nos ! Limpou tudo o que era “eu” para poder entrar “Ele”. Eu não contava nada com esta chuva; não vinha preparada, mas....Eu, sim, que conto contigo. Vim ter contigo quando menos Me esperavas. Para mim todos os momentos são bons para bater á tua porta. Dava gosto ver tanta cara molhada e todas com um sorriso!

- Trouxe também a 2ª grande chuvada à saida de Vale de Figueira. Alguns precisávamos ainda de nos empapar mais do nosso Deus, de O ouvir chamar-nos pelo nosso nome como o Profeta Samuel e como ele, responder-lhe “Fala Senhor que o teu servo te escuta” ( Samuel, 3, 10 ). Foi bom...muito bom!

- Trouxe para casa todos aqueles almoços e jantares maravilhosos em que cada grão de arroz, cada fava, cada folha de alface eram “puro carinho”! Até comemos uma sopa feita com uma oração deliciosa!. Como se nota e que boas são as coisas feitas com amor!

- Trouxe bem guardados os tão bons momentos de Oração. Momentos de intimidade, de amor com o teu Deus que te levam para bem pertinho Dele. Missas. Homilias. Acção de Graças. Orações lindas alternadas com cantos que eram rezar cantando ou cantar rezando. Caminhadas de silêncio: aqueles 5oo pés a rezarem na terra, com os olhos postos no Céu. Quantas coisas importantes terá dito Deus a cada um!

- Trouxe os muitos terços rezados pelo caminho com Nª Senhora. Houve 1 terço para mim muito especial: domingo 10 de Maio, meio dia, Praça de Samtarém. No meio dos 250 peregrinos de Fátima, chegou, da Terra Santa um peregrino chamado Papa Bento XVI para rezar o terço connosco. O Padre Dário foi buscá-lo e trouxe-o “bem vivo” para ao pé de nós. Mostrou-nos o Sucessor de Pedro! O escolhido pelo Espírito Santo para o ano 2009! O Bispo de Roma! O Vicario de Cristo! O Santo Padre! O que tu tens que amar, gostes ou não, porque ele é o Pastor da Igreja Católica Apostólica Romana. A tua Igreja. Na Praça havia muitos homens, mulheres, velhos, novos, casados, solteiros. Vi Igreja. Senti-me Igreja. Somos Igreja. Un verdadeiro tesouro que trouxe na mala para gozar, rezar. Para amá-la todos os dias da minha vida.

- Trouxe as Bem Aventuranças. O Padre Dário disse-nos que são a Carta Magna do Evangelho. Caminho de felicidade. Caminho de Santiadade. Caminho de Vida. Meditar, saborear, viver, cada uma como a 1ª Bem Aventurada, a Mãe das Bem Aventuraranças,a Mãe do Bem- Aventurado por Excia, a Mãe de todos nós peregrinos. O Sopas encarregou-se de as “gravar” dentro de cada um para poder trazê-las para casa e ouvi-las de vez em quando.

- E trouxe um propósito. Lembram-se que o Padre Vasco nos disse à entrada de Fátima que os propósitos fossem “poucos, pequenos, possiveis” ?. Que cada um se ponha a tocar o seu instrumento, a sua música, com Cristo-Rei de director de orquestra e que não desista nunca de tocar ?. Pois garanto-vos que, aquí em Madrid, bem longe, oiço uma música linda, uma sinfonia maravilhosa feita de terços, chuvadas, pés que rezam, almoços e trabalhos feitos com amor, as vozes da Sofia e da Carminho, lutas, caídas e levantadas, Missas bem vividas, pensar nos outros, rezar por todos, esforços grandes e pequenos, sofrimentos, xatices, dor, cruz, alegrias. Temos que trazer muitos mais músicos para a nossa orquestra . Que se oiça a nossa música bem alto por toda a parte e veremos muitos sorrisos em todas as caras. É a orquestra da Felicidade, porque temos um Pai Nosso que nos adora e uma Mãe Nossa sempre atenta a cada um e a pedir por nós ao Seu Filho Jesus.

13 de Junho de 2009

Manaça

No comments: