Tuesday, September 15, 2009

Natividade da Virgem Maria é celebrada em Santa Ana

Natividade da Virgem Maria é celebrada em Santa Ana

CTS Noticias

Messo on line il martedì 8 settembre 2009 a 18h57 
da  segreteria cts 
Invia questo articolo via email title= Invia via email

Como de costume, os frades da Terra Santa celebraram a Natividade da Virgem Maria no local onde se acredita que ela, de acordo com uma antiga tradição, nasceu, com seus pais Joaquim e Ana.

A missa, celebrada com a presença do novo Cônsul Geral da França, Sua Excelência Sr. Frédéric Desagneaux, foi particularmente solene. Há um completo protocolo a ser seguido para o cônsul francês: ele especifica que o cônsul deve honrar o Evangelho com um beijo e então ser incensado antes que o fiel e os padres iniciem a celebração eucarística.

PDF - 744.1 Kb
Sussidio liturgico

De qualquer modo, padre Stéphane Milovitch, que presidiu à celebração, destacou que “a Liturgia é a celebração da fé cristã” – a fé cristã está fortemente ligada à tradição judaica. Isso inclui a leitura da passagem do Evangelho que descreve a genealogia de José, “o esposo de Maria, que deu à luz Jesus, que é chamado o Cristo (ou o Messias)”.

O celebrante também disse: “No Evangelho de Lucas, que atribui uma grande importância a Maria nas suas descrições da Anunciação, da Visitação, do nascimento de Jesus, não provê nenhuma informação sobre o lugar de seu nascimento. Há uma explicação para o silêncio dos Evangelhos quanto a isso: a primeira geração dos cristãos quis primeiro e principalmente recordar as suas memórias de Jesus – obras, actos e palavras do Messias, o Filho de Deus. Cientes que a vida de Jesus tem uma importância única, a sua mãe é mencionada somente em passagens dos evangelhos, pois nenhum deles tinha como intenção ser o Evangelho de Maria. O culto mariano e o Dogma permaneceram em fase embrionária durante os primeiros quatro séculos; além do mais, durante o quarto século, o Credo - o símbolo de Nicéia - menciona Maria apenas  brevemente na sua apresentação da fé cristã: et incarnatus est de Spiritu Sancto, ex Maria Virgine, et homo factus est (“Ele se tornou carne através da Virgem Maria, e se tornou homem”).

Mas através dos séculos, a fé cristã viu emergir um impressionante Culto Mariano, que celebra com alegria e reverência este dia especial.

No fim da celebração, os fiéis encontram-se nos jardins dos Padres Brancos para convívio, descanso e ficarem a par das últimas notícias desde o início do novo ano acadêmico.

MAB

No comments: