Thursday, October 16, 2008

Presidente reza o terço com ministros (... na Colômbia)

Desde há meses, o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, reza o terço com os ministros uma vez por semana. Quando um dos bispos o felicitou pelo resgate de Ingrid Betancourt e aludiu a esse facto, Uribe respondeu: "uma vez por semana rezo o terço com os ministros, mas pessoalmente estou a rezar o terço todos os dias".

Ingrid Betancourt também falou da sua profunda devoção ao terço, e do apoio que encontrou na fé durante os seis anos de cativeiro. Leva no pulso um terço de cânhamo e botões que ela mesma confeccionou. A primeira coisa que fez no dia da libertação, às quatro da manhã, foi rezar o terço.

No aeroporto, Uribe pediu ao capelão que rezasse três ave-marias e fizesse uma oração de acção de graças. Imediatamente, Ingrid ajoelhou-se; os filhos imitaram-na e alguns dos libertados.

Álvaro Uribe também se uniu à celebração do centenário da Conferência Episcopal Colombiana, e atribuiu-lhe a máxima condecoração do país: a Cruz de Boyacá. Fê-lo em reconhecimento pela acção apostólica e pelo seu contributo para promover os valores éticos e morais na sociedade colombiana.

Fonte: Revista "Palabra", Agosto-Setembro 2008, p. 20.

No comments: