Tuesday, May 22, 2007

Deus está onde menos se espera

Há cerca de um ano, a Cândida pediu-me um pequeno contributo para o Passo a Passo. Hoje, quando estava à procura de inspiração para inaugurar este nosso blog, dei de caras com o artigo que escrevi no ano passado. Tomo a liberdade de o deixar aqui. Pode ser que sirva para inspirar outros.

Francisco Mota Ferreira

«Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, adoraram-no; alguns, no entanto, ainda duvidavam. Aproximando-se deles, Jesus disse-lhes:«Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra. Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.» (Act 1,6-8)

I - A passagem de testemunho que Jesus Cristo deu aos seus discípulos permite-nos hoje professar e manifestar a nossa Fé. Mas, mais do que isso, exige e obriga-nos a dar testemunho Dela e a transmiti-La a quem nos rodeia.
Todos sabemos que, ao longo da nossa vida experimentamos emoções que, na maior parte das vezes, mexem connosco. Frequentemente, a primeira reacção é afastar estes sentimentos, enterrar sensações, distraindo-nos com a espuma diária dos acontecimentos, que tantas vezes nos consome e nos afasta do essencial. Adiando, na maior parte das vezes o que, constatamos depois, ser inevitável.
Por isso, hoje sabemos que a certeza inabalável da nossa Fé é algo que nos diferencia e nos fortalece para as adversidades do dia-a-dia. Somos felizes porque acreditamos, mas temos consciências que há um longo caminho a percorrer. Por nós, mas também pelos outros.

Por isso pedimos perdão pelos que não crêem, não adoram, não esperam e não amam Jesus Cristo.


II - Fátima é, para nós, o exemplo vivo da nossa Fé e encerra em si toda a determinação em ser Cristão e viver de acordo com a vontade de Nossa Senhora.

Ao aparecer em Fátima, a Mãe de Jesus lança um apelo a valores que hoje temos tendência a esquecer ou relativizar, mas dos quais somos co-responsáveis para a salvação de todos.

Fátima, com o seu apelo à conversão e penitência, centraliza aquele que é o âmago da mensagem deixada aos Pastorinhos: a Devoção ao Imaculado Coração de Maria.


III – Peregrinar até Fátima é, por tudo isto, a confrontação no terreno de uma Fé que diariamente nos é colocada em causa, nos é testada. Onde o desafio que a nossa sociedade apresenta não é o de sermos Católicos Apostólicos Romanos, mas mantermo-nos fieis ao caminho que Deus traçou para nós e que nos vai revelando em pequenos sinais.

Considero que os seis dias que nos levaram a Fátima permitiram levantar um bocadinho do véu, revelando o que Deus escolhe para todos e cada um de nós.

É por isso que Fátima é vivida pelos que têm a Graça de acreditar, como algo que se sente e não se explica.

É por isso também que qualquer um de nós sente e vibra estes dias de reflexão, oração e paz de diferentes formas e sentimentos.

IV – Entrar no Santuário, Rezar o Terço, Expiar os Pecados, Oferecer o Sacrifício a Nossa Senhora são tudo caminhos que, aparentemente e de forma fácil, qualquer um de nós foi capaz de o fazer nestes dias.

Mas quero crer que, ter a capacidade de ver para além desta semana de intensa oração, prepararmo-nos diariamente para a Salvação Eterna, viver de acordo como Ele quer que nós vivamos, esse é o verdadeiro Desafio que Deus nos apresenta em Fátima, por intermédio de Nossa Senhora.

V – Tenho a certeza que encontrei em todos vós um precioso auxílio que me irá ajudar em mais esta etapa da minha vida. Porque hoje, mais do que nunca, sei que Deus está onde menos se espera.
Estoril, Maio de 2006

2 comments:

Passo a Passo said...

Francisco,
Gostei muito de o conhecer melhor na peregrinação. Tenho a certeza que esta multidão que caminha lado a lado até Fátima, vai deixar pegadas importantes para aqueles que experimentarem por-se a caminho. mesmo que partam sem fé, partem dum principio importante: O Caminho, a Verdade e a Vida. beijinhos
Sofia

Joana Brito Fontes said...

Francisco,
Obrigada pelo Blog!
Obrigada pelo seu testemunho e pelas suas palavras.
Somos realmente uma GRANDE Família junta e com a procura dos Valores e dos principios!

Beijinhos
Joana