Monday, December 7, 2009

Bento XVI em Portugal - Três cidades, três temas!

Três cidades, três temas para uma visita esperada

e organizada com alegria e esperança


O programa da visita do Santo Padre Bento XVI a Portugal foi anunciado esta manhã, 7 de Dezembro, à comunicação social, em Lisboa.

D. Carlos Azevedo, Coordenador Eclesial Geral da Visita, anunciou que o Papa estará em Portugal de 11 a 14 de Maio de 2010, onde visitará três cidades: Lisboa, Fátima e Porto.

Na ocasião, o bispo destacou a “muita alegria e esperança” colocada na organização desta visita e a “excelente oportunidade” da mesma, por coincidir com o ano do 10º aniversário da beatificação de Francisco e Jacinta Marto (13 de Maio de 2000), do 5º aniversário da morte de Lúcia de Jesus (13 de Fevereiro de 2005) e do 100º aniversário da morte de Jacinta Marto (11 de Março de 1910).

Em cada cidade, informou D. Carlos Azevedo, haverá um tema/lema para marcar a presença de Sua Santidade. Em Lisboa o tema será “Santidade e Evangelização”. Em Fátima “Repartir com Alegria” e no Porto “Igreja é Missão”.

Em comunicado também hoje difundido, a Presidência da República Portuguesa informa do mesmo programa oficial e sublinha que foi com “grande satisfação que a Presidência da República tomou conhecimento formal, através de Nota da Santa Sé, transmitida pela Nunciatura Apostólica em Lisboa, do assentimento de Sua Santidade o Papa Bento XVI para o programa que lhe foi submetido, para a Visita que efectuará a Portugal, entre 11 e 14 de Maio próximo”.

Em resposta aos jornalistas na conferência de imprensa desta manhã, realizada na Universidade Católica em Lisboa, D. Carlos Azevedo confirmou que o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, acompanhará Bento XVI durante toda a sua visita em Portugal. Revelou também que o Cardeal Secretário de Estado do Vaticano presidirá à Eucaristia da noite de 12 de Maio, no Santuário de Fátima.

Concretamente para a comunicação social, foi anunciada a realização, em Março de 2010, de um mini-seminário para jornalistas, em data e local ainda a anunciar. É propósito desta iniciativa a formação e o fornecimento de eventual informação suplementar sobre esta viagem papal a Portugal.

LeopolDina Simões, Sala de Imprensa Santuário de Fátima

No comments: