Friday, December 11, 2009




O que se vê na foto é um nicho embutido na fachada do Hotel Gat no Rossio com uma estátua adulterada da Virgem Maria, que é, como é sabido, objecto de veneração para os cristãos católicos.

Os que não são crentes também respeitam, por dever de cidadania, ou devem respeitar, as representações religiosas das diversas religiões.

E respeitam-nas porque prezam a pluralidade de credos e as liberdades fundamentais que a Constituição da República Portuguesa garantem, como condição essencial para Liberdade.

O rosto da estátua da Virgem Maria que surge nas fotos foi voluntariamente desfigurado. Em sua substituição, foi colocada uma cara de gato.

A alteração verificada na estátua é um acto infeliz, gratuito e anti-cultural, porque não serve a estética da zona pombalina e nobre da cidade, com os seus símbolos, cultura e imaginário próprio, tal como antropologicamente o recebemos.

Se se trata de um meio publicitário, destinado a "chocar" o seu destinatário, tal meio está proibido por lei. E está proibido por lei, porque ofende o princípio da licitude, sendo proibida a publicidade que se socorra, depreciativamente, de instituições, símbolos nacionais ou religiosos ou de personagens históricas.

O hotel em questão deve, por isso, repor a estátua de acordo com a sua representação religiosa original.

Esta petição destina-se a ser entregue no hotel visado para que, por si mesmo, proceda como agora se lhe pede.

Peço a todos que divulguem e assinem esta petição aqui :

http://www.thepetitionsite.com/1/esttua-adulterada

Gostava de ver até 2ª Feira mais de 5000 assinaturas nesta petição.

1 comment:

maybe said...

I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^