Wednesday, May 27, 2009

"Caminhar com Maria" por Padre Dário



Ser peregrino é dom, é graça. Cada passo, cada paisagem, cada irmão ou irmã, cada partilha, cada oração, cada momento de silêncio,
cada sorriso, cada ajuda, são dom precioso de Céu, através de Maria. E a peregrinação, com a Mãe, é momento de conversão, de caminhada para a santidade, momento de exame de consciêncuia da vida, dos critério, das opções. A peregrinação interpela, questionona, nos faz "mexer" por dentro. É tão bom ser peregrino, passo a passo, com este grupo maravilhoso. Bendito seja Deus. Como sacerdote tenho uma experiência linda, de ajuda e partilha, de muitas hooras de confissões, de atendimento pessoal, de escuta de corações , de vidas, de pecados, de vontade firme de mudar. Sou, pela graça de Deus e apesar de frágil e pecador, testemunha das maarvilhas que Deus e Nossa Senhora fazem no coração de muitos. São dias de retiro, de oração, de grandes momentos de silêncio onde Deus fala, toca por dentro, pede, e dá muito, mesmo muito. Ele é Amor infinito.

Que belos são os nossos terços meditados que nos unem a Maria e uns aos outros. Que maravilhosas são as nossas Eucaristias, qualquer que seja o Padre que as preside, onde Jesus fica no altar e vem ao coração de todos.

Que belas são as paragens para descansar, ouvir partilhas, res
sonâncias interiores. Que formadoras e interpelantes são as "palestras" espirituais, começando pela pequena dica da oração da manhã. E a paisagem, passo a passo, que nos eleva para Deus, nos faz "ver o invisível". Somos caminhantes para o divino, tendo como meta Fátima, o altar do mundo, a Casa de Nossa Senhora. Caminhamos na certeza que ela nos espera e, ao mesmo tempo, vai e caminha connosco. Ela é verdadeiramente a Virgem peregrina. E sabe-nos tão bem sua presença, seu olhar, sua ternura, suas palavras, sua ajuda. Obrigado, ó Mãe, ó Senhora de Fátima, ó Senhora da azinheira, ó Senhora dos Pastorinhos, ó Senhora das mensagens trasidas do Céu, que nos apelam à conversão.

Sou um verdadeiro privilegiado por poder peregrinar com tantos irmãos e irmãs.
Este ano parece que éramos cerca de 270.
Que maravilha!!!
E como me comove ver, na caminhada, uns a ajudar outros, com pés mais feridos ou almas mais atormentadas? E como me sinto pequenino ao perceber que corações generosos oferecem muitas das refeições? E como é recorfortante encomntrar o carinho de Jesus nas pessoas e nos rostos, nos corações que nos acolhem e partilham connosco?
É tudo tão divino, tão belo, tão evangélico...E a peregrinação, cada ano, se transforma numa sinfonia de amor. Até os toques de bosinadela dos camionistas são saudações amigas que alentam e dão alegria. Como é encantador caminhar , peregrinar assim Saímos mais ricos, mais determinados a amar e servir, mas comprometidos com Maria e com o Evangelho.

E afinal é isso que mais importa: que a vida se transforme, os corações se convertam, as famílias mudem.

E o mundo inteiro que vai nos nossos corações vai mudando também. E todos, começando por mim, trazemos muito "trabalho para casa", muito compromisso para colocar em prática, muito apelo para transformar a vida.
E fica-me sempre u
ma imensa gratidão a todos, sobretudo à tia Gena e a toda Equipa que ajuda, organiza, nos facilita a vida e nos enche a alma e o coração. Como é bom peregrinar assim. Bendito seja Deus. Amém. Aleluia

Padre Dário Pedroso sj